For English speakers:
Welcome to Curiango's website!
Click on the pages with their names in english to see the content in said language. Leave us some feedback and have a nice day!

Construção

As fotos a seguir são do processo de construção do Curiango, tiradas nos anos de 2005 a 2010.
Clique nas imagens para ampliá-las.


    

    

Maquete feita no ano de 2005. Nessa época esse era o "modelo 3D" que se fazia com as próprias mãos, lixas, cola e muito olho, já que de programas como SolidWorks e Blender nem se ouvia falar.




Gabarito em madeira, feito nos fundos da casa onde morávamos em Tupã/SP. Na última foto se vê o início da colocação das placas de isopor da fuselagem.

Modelo em isopor que simulava as dimensões do motor que futuramente seria colocado no avião. 

Simulando a disposição do pedal com o chinelo!

    

Fazendo as medições e checagem de espaço interno.

Início da modelagem da cauda.


Modelagem do Canopy.

Nessa e nas fotos abaixo se vê a fuselagem completamente moldada e também o ensaio da raiz da asa.


Novamente experimentando o espaço dentro da cabine.

A foto mais simbólica.

Ensaio das asas

Empenagem

Profundor

Laminação da deriva


Seção central das longarinas, em blocos de madeira maciços.

Laminação da fuselagem

    

Modelo do motor colocado para que fosse feito o capô


Confeccionando o molde do capô




Molde proto.

Nesse estágio da construção já se via um avião: fuselagem laminada, molde do canopy e capô, trem de pouso e rodinhas no lugar por alguns momentos.

Confecção dos tanques de 40L de capacidade cada.


Fechamento das asas.

Flap no lugar.

O "chapéu" de fibra do Curiango! Pilotos sabem o quanto a cuca pode fritar em uma aeronave asa baixa sem nenhuma proteção superior.

Acrílico no lugar!

Por dentro: o painel, ainda sem instrumentos, os pedais e alavanca dos flapes já no lugar.

O Coração. VW 2300 Injetado a Álcool, 100hp. A hélice tripá com a qual foram feitos os primeiros testes de motor e voos posteriormente foi substituída pois deu sinais de que não suportaria os esforços. 


Motor no lugar! Tá quaaase!

Com motor, capô e spinner no lugar.

Pronto para ser pintado...



Detalhe do leme 


2010. Eis o bichão! Avião pronto, sonho se torna realidade. Foi uma jornada e tanto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Leave a comment!